Crítica de Teatro

YANK! – O MUSICAL

O espetáculo “Yank! – O Musical”, vencedor de quatro categorias na 17º edição do Prêmio CENYM e de dois prêmios no Broadway World Brazil Awards, está em cartaz com sua segunda temporada no Rio de Janeiro. Yank tem texto e canções compostas pelos irmãos Joseph David Zellnik e realização da Silhueta Produções.

O musical acontece nos anos 40 e conta a história dos soldados Stuart, ou apenas Stu, personagem de Hugo Bonemer, e Mitch, vivido por Conrado Helt. Os atores, que estão em um relacionamento na vida real, levam toda a química e intensidade entre os dois para os palcos interpretando esses dois personagens super fortes que se apaixonam em meio a Segunda Guerra Mundial e lutam pela sobrevivência numa realidade que vai contra eles. Entre momentos de comédia e cenas fortes, a peça, que está acontecendo sem a ajuda de patrocinadores desde a sua primeira temporada, traz para o palco a questão da liberdade e coragem de ser quem você quiser ser.

Durante a coletiva de imprensa, Bonemer destaca que a questão homossexual abordada na peça é tratada de forma natural como deve ser. “O problema da Yank é a guerra, não o fato deles serem gays. E eu acho que é essa a vontade que muita gente tem de ligar a televisão, inclusive, e ver personagens gays cujo o problema seja pagar a conta de luz e não o problema da vida “cê” ser gay.”. Seu amigo de cena, Dennis Pinheiro, completa dizendo que a história é abordada de forma tão natural que se trocassem os protagonistas por um casal hétero, isso não mudaria o enredo do espetáculo. “Um barato da Yank é que não é uma peça que levanta bandeira em momento nenhum, uma peça que simplesmente que conta uma história que acontece, sabe? Se colocasse um casal heterossexual não mudaria em nada o enredo da peça.”, disse.

São diversos os elementos que fazem de “Yank! – O Musical” uma peça tão completa. As composições dos irmãos Zellnik, que foram traduzidas por Menelick de Carvalho e Vitor Louzada, as coreografias de Clara da Costa, a interpretação dos personagens e juntando todas essas coisas em um enredo cativante fazem com que este espetáculo se torne uma experiência incrível para quem assiste.

A segunda temporada de “Yank! – O Musical”, que faz as pessoas rirem, se identificarem, refletirem e se emocionarem, acontece até o dia 2 de maio, com sessões nas terças e quartas às 20 horas, no Teatro dos Quatro, no Shopping da Gávea, Rio de Janeiro.

*Texto de Otávio Pinheiro
14 abr, 2018
Michelle Felippelli

Posts relacionados