DestaquesEtc & Tal

3 lições que aprendemos com os Clássicos da Disney

Ainda na vibe de A Bela e a Fera, o novo live-action da Disney, onde não devemos amar os outros apenas por sua aparência mas sim pelo o que a pessoa é de verdade, hoje iremos falar sobre 03 lições que aprendemos com os clássicos da Disney! 

Outro dia me peguei pensando em como o mundo está hoje em dia e no comportamento das pessoas perante a isso. Me peguei pensando em como esquecemos valores tão importantes que nos são passados, não só aqueles que a tia da escola diz, nem os que nossos pais falam ser certos mas também os que os desenhos da Disney (isso mesmo, aqueles mágicos que nos fazem querer morar em telas 2D) nos transmitem. Cada um, com sua particularidade, nos ensina uma lição muito importante na qual deveríamos, na minha humilde e talvez inocente opinião, sair um pouco dessa confusão de pensamentos contemporâneos e prestar mais atenção em coisas simples que nos foram passadas quando estávamos aprendendo o bê-a-bá.

Poderia ter separado muito mais do que apenas 03 lições tiradas dos filmes da Disney, mas acredito que um número menor seja melhor para explicar o que estou querendo transmitir pra vocês. 😉

1 – NÃO DEIXE DE SER QUEM VOCÊ REALMENTE É

Essa lição vem do filme ‘O Rei Leão‘. Todos nós conhecemos e sabemos o quão linda é a história sobre o ciclo da vida, sobre a natureza e a beleza da vida selvagem. O desenho se passa na África e tem como personagens principais Mufasa e seu filho Simba.

Simba perde seu pai muito cedo e acaba fugindo para longe de seu reino, tendo, a partir de então, uma vida tranquila e livre de preocupações. Mas a trama nos mostra que, apesar de todos os conflitos que temos com nossa família, nunca devemos perder nossas raízes, nunca devemos nos esquecer ou se envergonhar do local de onde viemos. Família, apesar de tudo, será sempre o nosso maior bem e teremos sempre um dever, mesmo que apenas emocional, com ela.

Ás vezes cabe a nós abrirmos mão de algo para priorizarmos nossa família, assim como Simba abriu mão de seu paraíso para voltar a defender suas terras e estar junto dos seus.

2 – SIGA SEMPRE O SEU CORAÇÃO E NUNCA DESISTA DOS SEUS SONHOS

Nossa segunda lição encontramos no filme ‘A Pequena Sereia’. Sereias são seres místicos criados para nos encantar e apaixonar, afinal.. quem não ama sereias? A história de Ariel, talvez por ser a mais popular, é a mais cativante de todas: mostra uma sereia sonhadora, que quer conhecer muito mais do mundo além do que vive.

Por paixão a um homem, Ariel se arrisca em uma aventura sem medo de ser feliz e de lutar por aquilo que quer, independente de tudo e de todos e é aí que se encontra a nossa lição. Hoje em dia ligamos muito para a opinião alheia, nos preocupamos em agradar a todos menos a quem realmente importa: a nós mesmos. Valorize seus familiares, seus amigos e as pessoas queridas, mas nunca deixe que ninguém te aponte o dedo e diga que seus sonhos são fracassados sem ao menos você ter tentado. Não permita que nada destrua seus sonhos e sua vontade de correr atrás dos seus objetivos. Vá em frente, siga seu coração!

Ariel não desistiu e conseguiu as suas tão sonhadas pernas, mesmo tendo passado por alguns perrengues no meio do caminho. Obviamente que estamos falando apenas de uma história infantil, mas na vida real o que mais existe são pessoas dispostas a nos fazer desistir, nos colocar pra baixo e nos desmotivar.

3 – WHO RUN THE WORLD? GIRLS!

A história de Mulan, nossa guerreira da China que tanto nos inspira e apaixona, nos traz nossa terceira e última lição. A garota que se disfarça de homem pra entrar em uma guerra no lugar de seu pai que estava doente e nos faz pensar em como os criadores desse desenho são fantásticos.

Mulan veio com um pensamento contemporâneo que simboliza o poder feminino, a força e capacidade que uma mulher tem de lutar, de amar, de se testar e ir até além de sua capacidade. Mostra que muitos podem duvidar de você, menos você mesma. Se você é garota e está lendo este post: não tenha medo. Corra atrás de seus direitos e conquiste seu lugar no mundo. Sendo mulher, homem, trans ou o que for, todos nós somos seres humanos e na boa, não vejo diferença alguma nisso. Você vê?

O Rei Leão, A Pequena Sereia e Mulan, 3 filmes de épocas, estilos e abordagens diferentes. Um sobre o reino animal, outro sobre criaturas místicas e um com contexto inserido em uma cultura bem diferente da que conhecemos. Como pode 3 filmes, que são aparentemente para crianças, falarem tanto conosco? Já pararam pra pensar nisso?

É sensacional esse universo criado e reproduzido pelo Walt Disney. A intenção desse post era passar um pouco das coisas mais sérias que podemos aprender nesse universo maravilhoso, além de um pouco da minha opinião! Me contem o que acharam e dividam comigo as outras lições que vocês tiraram desse universo maravilhoso da Disney.

Garota Agridoce
the authorGarota Agridoce
Gírias cariocas com aquelas boas manias paulistanas. Um toque único de cada livro lido, cada série assistida, cada filme lembrado.. um conjunto de memórias, de lembranças boas a serem compartilhadas.