This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Resenhas de Livros

Poderosa

Poderosa é um livro no qual eu tenho um carinho imenso e vocês não fazem a real ideia do quanto. Me lembro perfeitamente quando ganhei a primeira edição e o devorei em questão de poucas horas! Foi surreal a forma na qual a história me embalou, conquistou e cativou. Escrito por Sérgio Klein, conhecemos uma garota que possui o poder de mudar a história com sua escrita.

Joana Dalva tem 13 anos e está passando por um momento turbulento em sua vida: o caos está instalado em sua casa, seu irmão sabe perfeitamente como irrita-la, seus pais estão com um pé no casamento e o outro no divórcio e sua avó está ficando completamente gaga. E ela? Bom, ela é apenas uma adolescente de 13 anos de idade que sonha em ser escritora e não sabe lidar muito bem com os contratempos da puberdade.

As coisas começam a mudar quando, após fazer uma redação na aula de história, ela percebe que tudo o que escreve altera os acontecimentos da história. Joana Dalva escreve sobre Joana d’Arc e simplesmente vê as conseqüências da mudança na história surgirem na sua frente! Poderia Joana d’Arc não ter sido queimada mas sim fugido com a ajuda de um amigo? Joana Dalva vê a repercussão de sua escrita poucos instantes depois de eternizar as palavras no papel.

Não sabia ao certo a extensão dos meus poderes, mas nos últimos dias tinha conseguido salvar Joana d’Arc da fogueira, enfiar uma barata no decote de uma perua, jantar de graça num restaurante de luxo, salvar o casamento da minha mãe e despregar uma lagartixa do teto. Será que também seria capaz de tirar a minha avó do reino vegetal?

A premissa desse livro é simples: as palavras tem um grande peso e poder. A alusão do ‘poder’ de Joana nos deixa claro que o que escrevemos, o que passamos a diante, o que nossas histórias registradas em tantos livros por meio de nossas palavras tem o poder de mudar e transformar a vida de muitas pessoas. Não se trata de uma adolescente mágica, mas sim do poder transformador das histórias.

Joana é uma personagem cativante, carismática, bem caracterizada como a típica adolescente de 13 anos de idade: inconstante, indecisa, imatura e matura ao mesmo tempo, que consegue ser imensamente feliz em um instante e no outro estar na mais profunda bad. Ela tem uma opinião formada e ao mesmo tempo se deixa levar com coisas da idade, o que é perfeitamente normal. Ela usa de seu ‘poder‘ para tentar concertar algumas coisinhas em sua vida e a confusão é certa. Cabe a ela conseguir se desenrolar, se entender e reencontrar um rumo para colocar as coisas e a história em ordem.

Lembro-me bem o quanto me identificava com a Joana na época que li, no auge dos meus 14/15 anos. Lembro de ficar super encantada por todo esse universo criado pelo Sérgio e de compartilhar com várias amigas meu livro.. e não é que o livro sumiu de tanto passar de mão em mão? Que raivinha que sinto só de lembrar disso!

Tenho impressão de que piercing, assim como tatuagem e cirurgia plástica, é uma espécie de mania, quase um vício, quem prova uma vez não larga mais.

Ao descobrir por meio da Fundamento essa edição comemorativa pelos 10 anos da publicação, precisei pedir e reler. Hoje sei que não é meu tipo de leitura, mas sei o quanto foi e é importante para adolescentes, o quanto esse livro tem um papel poderoso, tal como Joana Dalva, para mudar nossa cabeça nessa fase tão crucial da nossa vida e nos fazer enxergar as coisas de forma diferente, tal como aconteceu com a Michelle de 14 anos de idade.

Não temos um livro super elaborado, com altas reflexões nem coisas do tipo. Não é o tipo de literatura que eu vá adquirir nas livrarias hoje em dia para meu próprio consumo, mas o valor sentimental que esse livro tem pra mim é IMENSO e isso me tocou novamente ao recebe-lo. Consegui me lembrar de tantas coisas da época em que o li.. e que nostalgia gostosa!

A edição que recebi é a comemorativa de 10 anos, onde a capa é TODA AMOR DE TÃO LINDA, atualizada, os textos são revisados e atualizados de forma que falem com a juventude atual e faça com que Joana Dalva esteja inserida no ‘mundo deles’. Encontramos um linguajar atualizado, uma protagonista ligada nas atualidades e conectada nas redes sociais. Tá pensando o que? Os novinhos hoje em dia estão mais ligados que nós nessas coisas. 😉 Ahhhh.. na minha época tinha essas coisas não! 😛

Sem poder escrever com a mão esquerda, mandei um WhatsApp pra Leninha me enviar as fotos do caderno dela. Ela concordou dizendo que me mandaria as fotos com uma condição. Precisava me contar um segredo e queria que fosse pessoalmente.

Não indico para o pessoal de 1991/92/93.. com certeza não é uma leitura que vá te prender. Não é esse o público que o autor espera alcançar, certo? Mas, se assim como eu, você tem uma irmã, um irmão ou conhece alguém na faixa entre os 12-17 anos: indique, dê de presente, leia junto.. Eu indico essa leitura com toda certeza do mundo! Incentive a leitura, principalmente de livros nacionais. Vale lembrar que a série Poderosa possui 6 volumes já publicados, todos pela Editora Fundamento, já vendeu mais de 300 mil exemplares e possui até edição em Espanhol!

PODEROSA #1

Autor: Sérgio Klein
Editora Fundamento
185 páginas
Ano de Lançamento: 2005

Sinopse: O pai e a mãe estão se separando, o irmão caçula é o garoto mais implicante do planeta e a avó passa os dias na cama, descascando a parede com as unhas, sem saber o que acontece ao redor. É este o habitat de Joana Dalva, que aos 13 anos sonha em ser escritora. Tudo o que ela desejava era criar histórias que distraíssem os futuros leitores, mas um dia faz uma redação sobre a quase xará Joana d Arc e provoca uma reviravolta na História. Se uma simples redação podia mudar o passado, por que não usar a literatura para consertar o presente? Joana Dalva não hesita em converter a ficção em realidade. O problema é que cada texto produz conseqüências imprevistas, dando origem a outros textos que trazem novos problemas. E o jogo de gato e rato acaba escapando do controle. Para participar desse jogo, não é preciso ter a idade de Joana Dalva nem sentir na pele os conflitos e as espinhas da adolescência. Este romance de Sérgio Klein destina-se a todos os que ainda acreditam no poder transformador das palavras.

Poderosa é um exemplo excelente de qualidade na nossa literatura, sem precisar ser apelativo para prender a atenção ou conquistar admiradores.

Michelle Felippelli About Author

29 anos, fotógrafa, publicitária formada e uma completa bookaholic. Exatamente ao pé da letra o significado de Agridoce: amarga e doce. ;)