Resenhas de Livros

FRAUDE LEGÍTIMA – E. LOCKHART

Fraude Legitima tem uma narrativa particularmente diferente, uma protagonista que não sabemos se podemos confiar, uma historia envolvente e detalhes que fazem muita diferença no desenrolar do enredo.

Lembro-me de ter começado a ler “Mentirosos” o outro livro da autora, sem saber absolutamente nada sobre a história e por esse motivo consegui aproveitar ainda mais a leitura, com Fraude Legitima não é diferente, evite todos os comentários, resenhas e qualquer informação sobre ele. Isso tudo porque você assim como em mentirosos vai terminar o livro com aquela sensação de – MEU DEUS DO CÉU O QUE ACONTECEU AQUI -.

Com uma narrativa diferente do que estamos acostumadas, começamos a leitura de trás pra frente. Isso mesmo, o leitor começa no capitulo 18 com Jule hospedada em um hotel luxuoso no México, uma garota que evita contato com todos, utiliza a identidade de Imogen Sokoloof quando é necessário, ao perceber que está sendo vigiada Jule começa a fugir, o que nos leva a pensarmos: De que/quem Jules está fugindo?

 

“Não é uma amizade de verdade, Jule. Não é uma amizade de verdade se eu pago tudo, você pega tudo emprestado e ainda assim não é o suficiente. Você quer todos os meus segredos, depois dos usa contra mim. Tenho pena de você, de verdade. Gosto de você, mas na maior parte do tempo você é, tipo, uma imitação de mim.”

Saber o motivo da sua fuga é apenas uma das questões que o livro vai nos proporcionando, todas essas perguntas e pontos de interrogações que vamos criando na nossa mente, são o que tornam a leitura empolgante. A autora conseguiu construir personagens que tem personalidades tão distintas que acabamos ficando em duvida do verdadeiro caráter de cada um. Com personagens fortes e caráteres colocado a prova consegue entrar na mente do leitor e mostrar que devemos enxergar cada de forma única.

Não é difícil de descobri algumas partes do mistério quando se presta atenção nos detalhes, porém mesmo assim o final do livro realmente me surpreendeu e fez com que eu ficasse pensando em como a autora consegue criar enredos desse tipo, é uma genialidade sem tamanho.


Título: Fraude Legítima
Autora: Emily Lockhart
Classificação: 4.3 (Skoob)
Páginas: 280
Editora: Seguinte
Gênero: Suspense, Young Adult

Sinopse: Jule West Williams é uma garota capaz de se adaptar a qualquer lugar ou situação. Imogen Sokoloff é uma herdeira milionária fugindo de suas responsabilidades. Além do fato de serem órfãs, as duas garotas têm pouco em comum, mas isso não as impede de desenvolver uma amizade intensa quando se reencontram anos depois de terem se conhecido no colégio. Elas passam os dias em meio a luxo e privilégios, até que uma série de eventos estranhos começa a tomar curso, culminando no trágico suicídio de Imogen e forçando Jule a descobrir como viver sem sua melhor amiga. Mas, talvez, as histórias das duas garotas tenham se unido de maneira inexorável — e seja tarde demais para voltar atrás.

Priscila Belato
the authorPriscila Belato
25 anos, paulista, turismóloga e em um relacionamento sério com todos meus personagens de livros. Viciada em Séries, Filmes e Música.