Etc & Tal

Capas de Consumo: Olhei e me apaixonei! #2

O assunto de hoje é bem polêmico: o amor irracional à livros apenas pelas capas, as chamadas ‘capas de consumo‘. <3 Na semana passada rolou aqui no Rio de Janeiro o #MochilãoDaRecord <3 (pra quem não sabe: é um evento organizado pelo Grupo Editorial Record, que passa por diversos estados do Brasil, onde eles reservam um espaço dentro de uma livraria grande – aqui no Rio foi na Livraria Cultura Cine Vitória –  e apresentam para um grupo de pessoas os lançamentos e apostas da Editora, além de sortearem livros e presentearem os leitores presentes com livros e diversos mimos) e, logo em seguida ao evento, resolvi rodar a Livraria Cultura para dar uma conferida nos livros, nas capas, nas novidades e afins. Não deu outra: me apaixonei por trocentos livros apenas olhando para a capa.

Resolvi que, a partir de então, vou voltar a trazer as minhas ‘capas de consumo(é só clicar pra conferir os outros posts desse tipo) pra vocês e quem sabe me motivar a adquirir futuramente os livros, né? Separei 3 capas nas quais fiquei realmente encantada e muito tentada a comprar os livros.

A_HISTORIA_DE_NOS_DOIS_1458317944572561SK1458317944B

Emma tem 27 anos, é linda e inteligente e vive cercada de pessoas que ama. Prestes a se casar com Richard, seu namorado desde a época de escola, ela não poderia estar mais empolgada. Mas o que deveria ser o momento mais feliz de sua vida de repente vira uma tragédia. Emma sofre um acidente e é salva por um estranho minutos antes que o carro em que ela viajava explodisse. Abalada, ela decide adiar o casamento. E nesse meio-tempo descobre segredos que a fazem questionar as pessoas nas quais sempre confiara a ponto de duvidar se deve se casar afinal. Para complicar, ela se sente cada vez mais ligada a Jack, o homem que a salvou e que não sai da sua cabeça. Jack é lindo, gentil e divertido, de um jeito diferente de todos que ela já conheceu. Por outro lado, é Richard quem ela sempre amou… Uma mulher, dois homens, tantos destinos possíveis. Como essa história vai terminar?

WICKED_1460061618576739SK1460061618BImagine acompanhar a clássica e prestigiada história de O Mágico de Oz, de L. Frank Baum, pela perspectiva de Elfaba, a Bruxa Má do Oeste! Em Wicked, Gregory Maguire nos proporciona essa chance de conhecer o outro lado da moeda, e mergulhamos novamente no fantástico mundo da Terra de Oz. Neste livro, descobrimos todos os detalhes da vida da garota de pele verde que cresceu cercada de desafios e preconceitos, até se tornar uma bruxa infame uma esperta, irritadiça e incompreendida criatura que põe à prova todas as noções sobre a natureza do bem e do mal. A improvável amizade da Bruxa Má do Oeste e Glinda, a Bruxa Boa do Norte, donas de personalidades tão opostas que se tornam melhores amigas; a rivalidade das duas ao se interessarem pelo mesmo homem; e a reação ao governo corrupto do Mágico de Oz também estão no foco de Wicked. A obra de Gregory Maguire arrebatou milhões de pessoas em todo o mundo e baseou um musical na Broadway, que, desde sua estreia, em 2003, já quebrou diversos recordes e conquistou muitos prêmios, incluindo o Tony Awards, considerado o Oscar do teatro. Em 2016, o musical estreou em São Paulo.

O_CADERNINHO_DE_DESAFIOS_DE_DA_1460834558578605SK1460834558B

O novo livro de David Levithan e Rachel Cohn que juntos escreveram Nick e Nora Uma noite de amor e música acompanha a dupla Lily e Dash. Ela está doida pra se apaixonar e, pra encontrar o par perfeito, decide criar um caderninho cheio de tarefas e deixá-lo na livraria mais caótica de Manhattan. Quem encontra o moleskine é Dash, e os dois começam a se corresponder e trocar sonhos, desafios e desejos no caderninho, que vai se perdendo nos mais diversos lugares de Nova York.

Acontece que, das três capas, duas eu já possuía a noção do contexto da história – ‘O caderninho de desafios de Dash e Lily‘ e ‘A história de nós dois‘ – porém, com ‘Wicked’, foi uma coisa avassaladora, principalmente quando descobri que essa é mais um livro envolvendo contos (O Mágico de Oz)!

Estou na onda de releituras de contos de fadas e, na minha opinião, não poderia ter título mais chamativo e atraente.

Pra não deixar apenas essas 3 capas de consumo pra vocês, resolvi mostrar 3 capas das quais me apaixonei de cara e que ainda estão por chegar no mercado literário:

A_OUTRA_HISTORIA_1463688765585398SK1463688765BÁgil, repleto de camadas e belamente escrito, A outra história é uma reflexão sobre identidade, o processo de ser escritor e a glória e o preço da fama, um retrato de como as decisões de antigas gerações ecoam no presente e moldam o futuro. Aos vinte e quatro anos, Nicolas Duhamel se depara com um segredo de família perturbador mantido a sete chaves por muitos anos. Perplexo, embarca para São Petersburgo em uma jornada em busca da verdade. Porém, as respostas não surgirão tão facilmente. Os mistérios de sua origem familiar o levam a escrever seu primeiro romance, O envelope, e a assiná-lo como Nicolas Kolt. Após três anos do inesperado e estrondoso sucesso mundial do livro, Nicolas é um escritor vaidoso, com muitos fãs, um autor obcecado pela fama e pelas redes sociais a ponto de deixar de lado a família e os amigos. Tanta aclamação, no entanto, tem seu preço, e todos perguntam sobre o novo livro. Mas Nicolas não é capaz de escrever sequer uma linha e não suporta mais mentir. Desejando se afastar de tudo para encontrar uma nova inspiração, ele viaja para a Itália com sua namorada Malvina e se hospeda em um luxuoso hotel na costa da Toscana. Durante o fim de semana em que espera paz e tranquilidade para compor a outra história, Nicolas Kolt se vê diante de perigos e segredos que podem colocar seu futuro em jogo.

FLORES_1460628745578180SK1460628745BUm homem sofre muito com as notícias que lê nos jornais, com todas as tragédias humanas a que assiste. Um dia depara-se com o fato de não se lembrar do seu primeiro beijo, dos jogos de bola nas ruas da aldeia ou de ver uma mulher nua. Outro homem, seu vizinho, passa bem com as desgraças do mundo, mas perde a cabeça quando vê um chapéu pousado no lugar errado. Contudo, talvez por se lembrar bem da magia do primeiro beijo e constatar o quanto a sua vida se afastou dela , o homem decide ajudar o vizinho a recuperar todas as recordações perdidas. Em seu livro mais recente, o português Afonso Cruz apresenta uma bela reflexão sobre o amor e a memória.

A_GAROTA_DO_CALENDARIO__JANEI_1462900929583669SK1462900929B

Ela precisava de dinheiro. E nem sabia que gostava tanto de sexo. O fenômeno editorial do ano e best-seller do New York Times, USA Today e Wall Street Journal Mia Saunders precisa de dinheiro. Muito dinheiro. Ela tem um ano para pagar o agiota que está ameaçando a vida de seu pai por causa de uma dívida de jogo. Um milhão de dólares, para ser mais exato. A missão de Mia é simples: trabalhar como acompanhante de luxo na empresa de sua tia e pagar mensalmente a dívida. Um mês em uma nova cidade com um homem rico, com quem ela não precisa transar se não quiser? Dinheiro fácil. Parte do plano é manter o seu coração selado e os olhos na recompensa. Ao menos era assim que deveria ser… Em janeiro, Mia vai conhecer Wes, um roteirista de Malibu que vai deixá-la em êxtase. Com seus olhos verdes e físico de surfista, Wes promete a ela noites de sexo inesquecível — desde que ela não se apaixone por ele.

Essas são as minhas capas de consumo, saindo do forno diretamente pra vocês.

28 maio, 2016
Michelle Felippelli

Posts relacionados