Resenhas de Livros

Ele está de volta – Timur Vermes

Vamos fugir dos nossos habituais chick-lits, romances e livros distópicos um pouquinho? O livro de hoje aborda um tema bem peculiar: nazismo. Ele está de volta, do autor Timur Vermes, vem abordando uma situação bem estranha e diferente, talvez nunca cogitada antes.


imagemEle está de volta (Er ist wieder da)

Autor: Timur Vermes

Editora Intrínseca

300 páginas

Sinopse: Berlim, 2011. Adolf Hitler acorda num terreno baldio. Vivo. As coisas mudaram: não há mais Eva Braun, nem partido nazista, nem guerra. Hitler mal pode identificar sua amada pátria, infestada de imigrantes e governada por uma mulher. As pessoas, claro, o reconhecem — como um imitador talentoso que se recusa a sair do personagem. Até que o impensável acontece. (leia mais)


Ao olhar pela primeira vez para a capa deste livro, o primeiro pensamento de muitas pessoas é “Ah, que ótimo, mais um livro sobre o nazismo…”. Confesso ter, pessoalmente, um grande interesse por esse tema, mas posso garantir que Timur Vermes certamente tratou esse assunto de uma maneira diferente.

Deixei minha sacola no balcão e tirei o uniforme dali. O homem fungou de leve, então disse: “Ah, o senhor ser frentista.” E puxou o uniforme para si.

Imagine Berlim, em 2011. Agora imagine o Hitler, aquele mesmo, de 1945. Junto os dois! Hitler acordando, diretamente de 1945, em 2011. O resultado? Uma piada! Hitler logo se torna um comediante, pois, ao expressar seus pensamentos nazistas no mundo moderno, é levado como uma grande piada.

ele está de volta timur vermes editora intrinseca resenha garota agridoce2

De início, o livro nos leva a rir, com a “inocência” do protagonista, que não consegue entender esse novo mundo. Com o passar das páginas, porém, começamos a fazer uma reflexão:

“No fundo, era como no início dos anos 1920. Apenas com a diferença de que naquela época eu tinha me apoderado de um partido. Desta vez, me apoderei de um programa de televisão.”

Com esta frase, em especial, somos levados a pensar: Quanto poder estamos dando às pessoas erradas? Quantos “Hitlers” disfarçados de comediantes estamos aplaudindo? Será que devemos rir da piada pela piada ou nos preocupar com o discurso de ódio embutido nela?

Após toda a reflexão, somos surpreendidos com o que chamo de “sentimento de continuidade”. Até onde Hitler poderia chegar? Será que, mesmo em 2011, permitiríamos que ele chegasse ao poder novamente?

ele está de volta timur vermes editora intrinseca resenha garota agridoce3

Essa leitura é fundamental e  super indicada para todos os que gostam de livros baseado em fatos históricos e que, assim como eu, acham muito interessante tudo relacionado ao período da Ditadura e vale a pena também para você, que assim como eu antigamente, que não suporta ouvir sobre esses assuntos, que tem não só um mas os dois pés atrás com isso.. leia e se surpreenda ao gostar da temática e do modelo de escrita do autor. 😉

Avatar About Author

Gírias cariocas com aquelas boas manias paulistanas. Um toque único de cada livro lido, cada série assistida, cada filme lembrado.. um conjunto de memórias, de lembranças boas a serem compartilhadas.