Etc & Tal

#VEMPRABIENAL – Dicas para aproveitar ao máximo!

Olha o final de semana chegando, gente! Animação total. Estamos super animadas e vocês já devem saber o motivo, né? Bom, vamos lá: provavelmente vocês sabem que esta semana vai começar a Bienal do Livro de São Paulo, na sexta feira (22/08/2014), certo? Mas o que talvez não saibam é que a Michelle sairá do Rio de Janeiro até São Paulo para o primeiro final de semana do evento! Então, resolvemos fazer uma série de posts a partir de hoje, – um especial sobre o Evento – onde daremos dicas, abordaremos curiosidades e também deixaremos vocês atualizados sobre o que irá rolar nos dias 23 e 24/08. Imperdível, né?

PDSO 2014

Intitulamos esse especial de #VEMPRABIENAL! e pra começarmos logo, vamos com algumas dicas para curtir ao máximo essa Bienal?


bienal do livro são paulo 2014 primeiro fim de semana bienal 23 de agosto 2014 resenha dicas curiosidades novidades lançamentos editoras vemprabienal 01
Esse ano vamos ter autores INCRÍVEIS e só pra começar teremos Kiera Cass, Harlan Coben, Cassandra Clare, Paula Pimenta, Isabella Freitas, Bruna Vieira e muitos outros! Como a grande maioria já sabe, eles vão estar dando autógrafos, sendo palestrantes, tirando foto com os leitores em determinados stands e horários, então, se ligue com o horário! Se você não chegar ao Anhembi com todos os horários programados e sabendo exatamente o que quer fazer e onde tem que ir.. sinto muito lhe dizer mas, você não vai conseguir ver nem um terço de quem realmente gostaria.
Então, aproveita essa dica e se programe! Se você trabalha e não vai poder comparecer logo amanhã ao primeiro dia, se programe para o final de semana! As datas e eventos já estão confirmados, só falta você criar seu planejamento, certo? Uma dica muito útil: Tenha em mãos seus locais para visitação e anote os boxes, os horários e o inicio da distribuição de senhas. Faça um mapeamento, para não se perder, e divirta-se!

bienal do livro são paulo 2014 primeiro fim de semana bienal 23 de agosto 2014 resenha dicas curiosidades novidades lançamentos editoras vemprabienal 02
Outra dica de muita utilidade: separe seus livros desejados em uma listinha, de preferencia por Editoras! Se você não tiver uma lista com o que realmente quer comprar, vai acabar gastando o dinheiro com livros que não são os mais essenciais ou desejados, e ai? adeus foco! Essa listinha pode ser organizada por ordem de preferência, de autor, de genêro.. enfim, da maneira como achar melhor mas, sem se esquecer de separar por editoras! Isso irá facilitar na hora de rodar pelos pavilhões e pelos stands!

Uma dica muito interessante é: SEMPRE coloque ao lado o preço dos livros! Não se iluda achando que só porque está na Bienal que os livros que você tanto deseja estarão bem mais baratos. Doce ilusão! Muitos livros você encontra com o mesmo preço de livrarias e as vezes até mais caros! Pesquisa e informação devem sempre andar de mãos dadas. 😉

bienal do livro são paulo 2014 primeiro fim de semana bienal 23 de agosto 2014 resenha dicas curiosidades novidades lançamentos editoras vemprabienal 03
Evite filas enormes e desgastantes! Não deixe para comprar seu ingresso na última hora. Ano passado, na edição da Bienal do Rio de Janeiro, as filas estavam ENORMES e com certeza não só são uma perda enorme de tempo como também são super desgastantes. Você perde tempo e quando entra no pavilhão já está super cansado para encarar a maratona em busca de livros. Compre seu ingresso pelo Site da Bienal, ou compre antecipado ao dia em que deseja ir. 😉

Pense sempre: o tempo perdido em fila desnecessária pode ser fatal para a perda de uma senha para algum evento muito desejado, como a seção de autógrafos do seu autor favorito.

bienal do livro são paulo 2014 primeiro fim de semana bienal 23 de agosto 2014 resenha dicas curiosidades novidades lançamentos editoras vemprabienal 0

bienal do livro são paulo 2014 primeiro fim de semana bienal 23 de agosto 2014 resenha dicas curiosidades novidades lançamentos editoras vemprabienal 04
Como falamos ainda a pouco sobre organização e programação, vamos falar de horários agora. Muitos não sabem, mas os eventos da Bienal, principalmente os com autores internacionais de trilogias/livros/sagas de muito sucesso, são MUITO esperados e atraem fãs de todos os cantos do Brasil. Como o espaço não é gigantesco, as senhas são limitadas e normalmente são poucas. Com isso, elas são liberadas logo de manhã cedo, logo quando a bienal começa.

Então, se você não chegar cedo.. com certeza não vai conseguir o autógrafo de seus autores favoritos e lembre-se, assim como você quer muito estar perto de seu idolo, existem MUITAS pessoas ali dentro com o mesmo intuito que você.

bienal do livro são paulo 2014 primeiro fim de semana bienal 23 de agosto 2014 resenha dicas curiosidades novidades lançamentos editoras vemprabienal 05Você vai chegar cedo, certo? Saiba que com toda certeza você irá andar o dia inteiro, além de esperar em pé durante horas em filas gigantescas – tanto para autógrafos quando para entrar ou comprar em estandes – então não vá de salto alto, sapatilha ou bota! Usem um calçado que não te machuque, de preferencia tênis, já que é o mais indicado para evitar problemas ortopédicos. Quanto a roupa? Gente, é a Bienal do Livro e não o desfile da SPFW! Ano passado você encontrava mulheres andando descalças, com roupas dignas de um evento noturno, como baladas ou festas.

Quer uma dica? Use calça legging ou qualquer peça de roupa que te deixe super livre, para correr, sentar no chão e tudo mais. Afinal, você não quer estragar aquela sua saia linda sentando no chão, né? Você está indo para a Bienal e não para um desfile de moda, e temos certeza que ninguém quer terminar logo o primeiro dia cheio/cheia de bolhas no pé, né?

bienal do livro são paulo 2014 primeiro fim de semana bienal 23 de agosto 2014 resenha dicas curiosidades novidades lançamentos editoras vemprabienal 06Vamos falar sério agora? Se você tem grana pra comprar livros a vontade e ainda assim bancar o banquete super sem sal da Bienal, vá em frente. Mas, se você, assim como nós, tem mais interesse em gastar 10 reais com livro do que com um cachorro quente, leve algo para comer. Não estamos falando para levar sua cozinha na bolsa/mochila, longe disso! Estamos aconselhando você a não gastar um absurdo de dinheiro em um lanche muito do ruim, como os que são servidos na praça de alimentação da Bienal.

Não só na Bienal mas, na maioria dos eventos desse porte, a praça de alimentação possui um cardápio com preços bem salgados e comidas nada saudáveis. Então,  prepare aquele sanduíche natural, coloque aquele biscoito favorito na mochila e não se esqueça de levar água.. afinal, não queremos passar mal e desidratar, né? Pense que se você irá ficar o dia inteiro por lá, tem que ter algo para te sustentar ou se não, vai acabar sem conseguir aproveitar devido a fome, a dor de cabeça e as demais coisas provenientes da falta de alimentação.

bienal do livro são paulo 2014 primeiro fim de semana bienal 23 de agosto 2014 resenha dicas curiosidades novidades lançamentos editoras vemprabienal 07
Essa dica vai para todas as pessoas que possuem essa característica bem peculiar, assim como a Priscila: CONSUMISTA e IMPULSIVA. Não caia no conto desnecessário onde todo livro barato tem que ser levado para casa. Não é porque algumas editoras tem muitos descontos progressivos que você tem que sair comprando tudo, né? Pense bem antes de sair comprando todos os livros que encontrar pela frente em promoção. Se não estiver na sua listinha de compras, faça uma análise e pondere: você realmente quer esse ou aquele livro?

bienal do livro são paulo 2014 primeiro fim de semana bienal 23 de agosto 2014 resenha dicas curiosidades novidades lançamentos editoras vemprabienal 08Como já sabemos e esperamos ao longo desse período, a Bienal é sem sombra de dúvidas um evento incrível! Não só pela exposição de editoras, mas também pela vinda de autores sensacionais e a troca de conhecimento e informações no decorrer desse dia. Além de palestras, sessões de autógrafos e encontros de blogueiros, a Bienal nos proporciona conhecer novas pessoas, criar novas amizades e o mais legal nisso tudo é saber que ali dentro estarão milhares de pessoas com a mesma paixão que a sua. Tem coisa melhor?

Como nossa querida Bienal só acontece de dois em dois anos por estado, aproveite muito e se esqueça dos problemas! Se permita conhecer gente nova! Fale, brinque, sorria.. Conheça novos livros, conheça seus autores e acima de tudo: faça valer a pena!


Estaremos nos dias 23 e 24/08 durante o dia inteiro rodando pela Bienal. Então, fiquem de olho porque domingo sairá o vlog de sábado e segunda, o de domingo; ainda teremos um bookhaul especial dos livros comprados por lá e também muitas fotos e novidades. Acompanhe em primeira mão as novidades através do nosso Twitter e também em tempo real pelo Instagram e pela página do Facebook. 😉

Michelle Felippelli About Author

29 anos, fotógrafa, publicitária formada e uma completa bookaholic. Exatamente ao pé da letra o significado de Agridoce: amarga e doce. ;)